EX-ALUNO DO PPG EM FISIOLOGIA VEGETAL/UFV RECEBE PRÊMIO NA ALEMANHA

Ex-aluno do PPG em Fisiologia Vegetal / UFV recebe prêmio na Alemanha

O ex-aluno do programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal da UFV e agora professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBBM) da Universidade Federal do Ceará, Dr. Danilo de Menezes Daloso, foi agraciado, no ultimo dia 08 de Junho, em Potsdam-Golm, Alemanha, com o prêmio Jeff Schell pela excelência e relevância dos trabalhos realizados durante o seu pós-doutoramento no Max Planck Institute of Molecular Plant Physiology (MPIMP).

O prêmio Jeff Schell é entregue anualmente a um doutorando e um pós-doutorando que se destacaram entre os seus pares no MPIMP pela qualidade da pesquisa realizada durante o ano, recebendo um premio em dinheiro, em uma parceria estabelecida entre o MPIMP e a empresa alemã BASF.

Cabe aqui mencionar que esse prêmio é fruto dos trabalhos realizados durante o estágio sanduiche do Dr Daloso e concluídos durante seu pós-doutoramento nesse renomado instituto. Esses trabalhos culminaram com a publicação de artigo na revista americana PNAS (Proceeding of the National Academy of Science of the United States of America) de fator de impacto igual a 9.674. O artigo pode ser visualizado no link http://www.pnas.org/content/112/11/E1392.full Este artigo, realizado em parceria com os professores Adriano Nunes-Nesi e Wagner L. Araújo, dentre outros pesquisadores alemães, franceses e americanos, buscou identificar como as enzimas do ciclo dos ácidos tricarboxílicos são regulados pela ação de tioredoxinas presentes na mitocôndria. Assim, os resultados obtidos demonstram um refinado mecanismo de controle metabólico celular no qual as mitocôndrias vegetais, de maneira semelhante aos plastídeos, usam as tioredoxinas e o estado redox para regular o fluxo de carbono e atividade de enzimas nas mitocôndrias.

Dando continuidade a esse trabalho e fortalecendo a parceria já existente entre o MPIMP e a UFV, a estudante de doutorado do programa Paula da Fonseca Pereira, realizou estágio sanduiche no mesmo instituto (até abril desse ano) buscando elucidar a importância desse mecanismo de regulação da atividade mitocondrial em resposta a estresses abióticos.

Desde maio do ano em curso, Dr. Danilo ingressou como professor na UFC onde dará continuidade aos seus trabalhos iniciados na Universidade Federal de Viçosa, onde fez seu doutorado, e na Alemanha, mantendo a colaboração de sucesso com os professores do programa.